terça-feira, 10 de abril de 2012

DENUNCIAS E CONSTATAÇÕES DA C.G.U EM PRIMAVERA



DIANTE DAS CONSTATAÇÕES DA C.G.U FICO ESTUPEFATO DE VER O QUANTO SE ESTÁ USANDO O DINHEIRO PÚBLICO PARA FINALIDADES QUE NÃO SÃO PRÓPRIAS DE SE USAR O MESMO.



2.1.3.2 Constatação
Utilização de recursos do FUNDEB, no valor de R$ 85.144,63 (oitenta e cinco mil, cento e
quarenta e quatro reais, sessenta e três centavos), para pagamento de despesas que não foram
aplicadas nas ações de manutenção e desenvolvimento do ensino básico.
Fato:
Em análise às despesas do FUNDEB realizadas pela Prefeitura Municipal de Primavera no período
de julho de 2009 a julho de 2011, constatou-se pagamentos de despesas que não foram aplicadas
exclusivamente em ações de desenvolvimento e manutenção da educação básica. Essas despesas
totalizaram no período examinado o valor de R$ 85.144,63 (oitenta e cinco mil, cento e
quarenta e quatro reais, sessenta e três centavos).
As despesas que configuram desvirtuamento da aplicação de recursos face aos objetivos do Fundo
estão detalhadas na tabela seguinte:

EXERCÍCIO DE 2009 (01/07 A 31/12)

EMPENHO
FAVORECIDO(CNPJ)
VALOR
CHEQUE
DT PGTO
OBJETO
1307018
05.506.535/0003-14
8.940,43
000165
13/07/2009
Aquisição de 3.227,59 litros de
gasolina

2007014
05.754.261/0001-10
1.604,00
000166
24/07/2009
Serviços de recapagem de pneus

0708009
08.827.890/0001-11
911,10
000168
07/08/2009
Aquisição de peças para o veículo
escolar

0708031
05.506.535/0003-14
4.000,00
000168
07/08/2009
Aquisição de 1.801,80 litros de óleo
diesel

0708032
05.506.535/0003-14
6.460,62
000168
07/08/2009
Aquisição de 2.910,19 litros de óleo
diesel

2008005
05.506.535/0003-14
3.009,04
000172
21/08/2009
Aquisição de 1.355,42 litros de óleo
diesel

1911014
05.506.535/0003-14
13.083,83
922966
19/11/2009
Aquisição de 5.893,62 litros de óleo
diesel

3110001
34.683.037/0013-17
700,00
Caixa
31/10/2009
Serviços de reforma de pneus de
ônibus

0209020
09.410.944/0001-01
2.000,00
000179
02/09/2009
Serviços cartorários prestados a
SEMED


0909008

166.429.882-72 (CPF)

420,70

Caixa

11/09/2009

Serviços de reparo do trator Ford

1910004
09.410.944/0001-01
1.050,00
000195
19/10/2009
Serviços cartorários prestados a
SEMED

0611030
09.410.944/0001-01
1.255,00
Caixa
06/11/2009
Serviços cartorários prestados a
SEMED

0911015
83.733.337/0003-05
540,00
Caixa
02/12/2009
Equip. eletrônicos destinados à
SEMED

1112069
004.913.132-09 (CPF)
238,00
923013
11/12/2009
Serviços fotográficos

1112076
414.364.232-87 (CPF)
3.843,00
923013
11/12/2009
Serv. Elaboração do PCS dos
Professores

1512007
09.542.782/0001-65
2.000,00
923026
18/12/2009
Aquisição de uma copiadora p/ a
SEMED

1 - SUBTOTAL 2009 - -

50.055,72 -






EXERCÍCIO DE 2010 (01/01 A 31/12)

EMPEMHO

FAVORECIDO(CNPJ)
VALOR
CHEQUE
DT PGTO
OBJETO
04010011
09.410.944/0001-01
1.000,00
923058
04/01/2010
Serviços cartorários prestados a
SEMED

05030058
09.410.944/0001-01
1.000,00
923201
05/03/2010
Serviços cartorários prestados a
SEMED

29030018
83.912.907/0001-54
1.750,00
923296
15/04/2010
Serv. manutenção e pintura de
veículos

06040003
166.429.882-72 (CPF)
376,00
923296
15/04/2010
Serv. manutenção e pintura de
veículos

08020007
09.410.944/0001-01
1.000,00
923153
08/02/2010
Serviços cartorários prestados a
SEMED

25050005
376.614.932-68 (CPF)
310,00
968426
14/06/2010
Conserto da porta do ônibus escolar

28050003
08.827.890/0001-11
1.504,20
968426
14/06/2010
Materiais e peças de veículos

14060021
101.483.292-68 (CPF)
179,00
968426
14/06/2010
Lanternagem do ônibus escolar

06090001
166.429.882-72 (CPF)
1.084,00
968560
08/09/2010
Serv. Manutenção ônibus escolar

18110016
09.410.944/0001-01
40,00
953425
18/11/2010
Serviços cartorários prestados a
SEMED

23120001
09.410.944/0001-01
510,00
106325
23/12/2010
Serviços cartorários prestados a
SEMED

2 – SUBTOTAL 2010
8.753,20 - - -





EXERCÍCIO DE 2011 (O1/01/A 31/07)

EMPENHO

FAVORECIDO(CNPJ)
VALOR
CHEQUE
DT PGTO
OBJETO
02020032
29.979.036/0158-49
9.829,53
163354
02/02/2011
Juros por atraso no recolhimento do
INSS

02020033
29.979.036/0158-49
7.126,22
163354
02/02/2011
Juros por atraso no recolhimento do
INSS

02020034
29.979.036/0158-49
133,25
16354
02/02/2011
Juros por atraso no recolhimento do
INSS

02020036
29.979.036/0158-49
11,74
16354
02/02/2011
Juros por atraso no recolhimento do
INSS

07020001
29.979.036/0158-49
3.207,44
163358
07/02/2011
Juros por atraso no recolhimento do
INSS

02020035
29.979.036/0158-49
41,53
163358
07/02/2011
Juros por atraso no recolhimento do
INSS

17020003
09.410.944/0001-01
500,00
163394
17/02/2011
Serviços cartorários prestados a
SEMED

31030089
254.563.852-87 (CPF)
206,00
175273
12/04/2011
Manutenção/reparo do ônibus escolar

10030007
83.912.907/0001-54
1.340,00
175273
12/04/2011
Manutenção/reparo do ônibus escolar

04040008
83.912.907/0001-54
1.163,00
175273
12/04/2011
Manutenção/reparo do ônibus escolar

30030021
83.912.907/0001-54
417,00
175273
12/04/2011
Manutenção/reparo do ônibus escolar

01040007
09.410.944/0001-01
1.000,00
175536
02/05/2011
Serviços cartorários prestados a
SEMED

03050009
83.912.907/0001/54
1.360,00
175547
12/05/2011
Aquisição de pneus para Secret. de
Obras

3 - SUBTOTAL 2011
26.335,71 - - -




TOTAL GERAL (1+2+3)
85.144,63 - - -







Conforme demonstrado na tabela, algumas despesas citadas são flagrantemente contrárias aos objetivos do Fundo, tendo em vista que não se coadunam com as ações de manutenção e desenvolvimento do ensino enumeradas no art. 70 da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Basesda Educação Nacional – LDB. Enquadram-se nessa situação as despesas com serviços cartorários,os pagamentos de juros por atraso no recolhimento de contribuições previdenciárias, serviço de elaboração do PCS dos professores, serviço de reparo de trator e aquisição de pneus para a Secretaria de Obras do Município.

As demais despesas elencadas na tabela, ainda que não vedadas pela legislação que rege o
FUNDEB, não foram aplicadas exclusivamente na educação básica municipal, haja vista que a documentação comprobatória do gasto não comprova a vinculação da despesa realizada pela Prefeitura com as ações de manutenção e desenvolvimento do ensino enumeradas na citada LDB.

Manifestação da Unidade Examinada:
Não houve manifestação sobre este item.

Análise do Controle Interno:
Não se aplica.

2.1.3.3 Constatação
Fracionamento de despesa no valor de R$ 10.155,00 (dez mil, cento e cinquenta e cinco reais) na aquisição de material que não foi destinado às ações de manutenção e desenvolvimento do ensino básico.

Fato:
Em análise às despesas realizadas com recursos do FUNDEB pela Prefeitura Municipal de
Primavera, constatou-se fracionamento de despesa no exercício de 2010, mediante aquisições efetuadas de forma avulsa e parcelada, com o intuito de evitar a realização de procedimento licitatório, configurando prática irregular que fere os dispositivos da Lei n°. 8.666/1993. Essas despesas totalizaram no período examinado o valor de R$ 10.155,00 (dez mil, cento e cinquenta e cinco reais), conforme demonstradas na tabela seguinte:

EMPENHO

FAVORECIDO(CNPJ)
VALOR
CHEQUE
DT PGTO
OBJETO
07040006
83.207.902/0001-20
1.130,00
968247
12/05/2010
Aquisição de pneus / câmaras de
ar

03050021
04.951.180/0001-48
1.974,00
968247
12/05/2010
Aquisição de pneus / câmaras de
ar

06010002
83.207.902/0001-20

4.040,00
923081
11/01/2010
Aquisição de pneus / câmaras de
ar

07040006
83.207.902/0001-20
1.130,00
968483
06/07/2010
Aquisição de pneus / câmaras de
ar
26100013
83.207.902/0001-20
1.881,00
997067
27/10/2010
Aquisição de pneus / câmaras de
ar

TOTAL
10.155,00 - - -






 A ausência de licitação fere também o princípio constitucional da isonomia, contido no Art. 37, XXI, da Constituição Federal, que dispõe:

ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão
contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos
os concorrentes (...).”

Registre-se, ainda, que as despesas adquiridas de forma fracionada – pneus e câmaras de ar – não foram aplicadas na educação básica municipal, haja vista que a documentação comprobatória do gasto não comprova a vinculação da despesa realizada pela Prefeitura com as ações de manutenção e desenvolvimento do ensino enumeradas na LDB.


Manifestação da Unidade Examinada:
Por meio do Ofício Nº 069/2011 - GAB, de 06/10/2011, a Prefeitura Municipal de Primavera/PA
apresentou a seguinte manifestação:
"Essa despesa refere-se à manutenção dos veículos, o que fica difícil de prever, tanto que as
despesas ocorrem em datas espaçadas, mas não houve má fé e desvio dos recursos, ademais são produtos que não são encontrados aqui no Município de Primavera."

Análise do Controle Interno:
A manifestação da Prefeitura não procede, haja vista que os materiais adquiridos, pneus e câmaras de ar, não são compatíveis com o tipo de pneu utilizado pelo ônibus IVECO CITY CLASS 70C16, que é o único veículo de propriedade da Prefeitura que faz parte da frota de transporte escolar juntamente com os veículos locados.
O ônibus citado utiliza pneus radiais sem câmara 215/75 R17,5", conforme consta no catálogo técnico disponibilizado pelo fabricante do citado veículo, ao passo que os pneus e câmaras adquiridos pela Prefeitura de Primavera/PA possuem bitolas e descrição diferente dos pneus do ônibus IVECO CITY CLASS, conforme demonstrado a seguir:

- Empenho 07040006 (NF 3814): pneu 1000X20 e câmara 900X20;

- Empenho 03050021 (NF 1752): pneu 10:00X20 e câmara 1000;

- Empenho 06010002 (NF 3760): pneu 1000X20 e câmara 900X20;

- Empenho 26100013 (NF 3938): pneu 1000X20 TR GB.

Ressalte-se, ainda, que o ônibus IVECO foi adquirido em março de 2010, o que significa dizer
que à época da aquisição dos pneus e câmaras de ar os pneus do citado veículo ainda estavam em
estado de novo, donde se conclui que o material foi adquirido para veículo que não foi utilizado
em ações de desenvolvimento e manutenção da educação básica.

2.1.3.4 Constatação
Aquisição de combustível com recursos do FUNDEB em quantidade incompatível com as
necessidades do transporte escolar dos alunos da educação básica do município.

Fato:
A Prefeitura Municipal de Primavera/PA adquiriu, com recursos do FUNDEB e para uso no
transporte escolar, a quantidade de 26.890,45 litros de óleo diesel durante o exercício de 2010, e
ainda a quantidade de 19.100,69 litros de óleo diesel até o mês de julho de 2011, conforme tabelas
seguintes:

AQUISIÇÕES DE COMBUSTÍVEIS – 2010


EMPENHO

FAVORECIDO(CNPJ)
VALOR
CHEQUE
DT PGTO
OBJETO
22040012
05.506.535/0003-14
11.163,00
002304
23/04/2010
Óleo diesel (5.028,30 litros) NF 0633


12010015
05.506.535/0003-14
14.316,36
91310
13/01/2010
Óleo diesel (6.448,81 litros) NF

0602

20050016
05.506.535/0003-14
4.198,60
Caixa
20/05/2010
Óleo diesel (1.891,26 litros) NF
0644

04020049
05.506.535/0003-14
4.062,06
923153
08/02/2010
Óleo diesel (1.829,75 litros) NF
0606

23060008
05.506.535/0003-14
9.066,66
002906
29/06/2010
Óleo diesel (4.084,08 litros) NF
0650

22100034
05.506.535/0003-14
13.953,08
221010
22/10/2010
Óleo diesel (6.285,10 litros) NF
0667

02030012
05.506.535/0003-14
2.937,41
923201
05/03/2010
Óleo diesel (1.323,15 litros) NF
0616

TOTAL


59.697,17


26.890,45 litros

AQUISIÇÕES DE COMBUSTÍVEIS – 2011 (ATÉ JULHO)

EMPENHO

FAVORECIDO(CNPJ)
VALOR
CHEQUE
DT PGTO
OBJETO
04040011
08.792.924/0001-80
19.074,00
175546
10/05/2011
Óleo diesel (8.591,93 litros) NF-e
018

10060005
08.792.924/0001-80
23.329,43
175385
22/06/2011
Óleo diesel (10.508,76 litros) NF-e
057

TOTAL

42.403,43


19.100,69 litros


Segundo dados da Secretaria de Educação do Município de Primavera/PA – SEMED, a frota de veículos movidos a diesel é composta de 5 (cinco) ônibus, sendo 1 (um) veículo próprio e 4 (quatro) ônibus locados, conforme discriminados a seguir:

01 - Micro-ônibus IVECO, placa JTM 3413 (próprio);

02 – Ônibus Mercedes Benz, placa JTI 3207 (locado);

03 – Ônibus Mercedes Benz, placa JTJ 8607 (locado);

04 – Ônibus Mercedes Benz, placa JTI 4868 (locado);

05 – Ônibus Mercedes Benz, placa CPR 7703 (locado).


Com base nas informações fornecidas pela SEMED acerca da utilização dos referidos veículos no
transporte de alunos, e tendo como parâmetro de consumo de combustível estudos efetuados pelo Ministério do Meio Ambiente (Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas Por Veículos Automotores Rodoviários – Relatório Final, janeiro/2011), e pela UFRJ/COPPE (Análise do
Consumo de Combustível de Ônibus Urbano, de autoria de Gilmar Silva de Oliveira e Rômulo Dante Orrico Filho), se constata que a quantidade de óleo diesel necessária para abastecer a frota de ônibus do transporte escolar da rede municipal de Primavera seria, em média, em torno de 19.600 litros por ano. Como pode ser constatado nas tabelas supra, a quantidade de óleo diesel adquirida com recursos do FUNDEB em 2010 supera em cerca de 37% (trinta e sete por cento) as necessidades de consumo do transporte escolar municipal naquele ano letivo. E neste exercício, a quantidade de óleo diesel adquirida até julho já seria praticamente suficiente para abastecer a frota do transporte escolar até o encerramento do ano letivo de 2011.

Registre-se, ainda, que em análise à Prestação de Contas do PNATE – exercício 2010, constatouse
que foi efetuado o pagamento de R$ 9.087,94 em favor da empresa Auto Posto Marituba Ltda.
– CNPJ: 05.506.535/0003-14, referente a aquisição de 4.093,67 litros de óleo diesel que,
somando-se à quantidade adquirida com recursos do FUNDEB, eleva a quantidade total de óleo
diesel adquirida nesse exercício para 30.984,12 litros, o que representa uma quantidade 58 %
(cinquenta e oito por cento) superior às necessidades de consumo do transporte escolar naquele
ano letivo.
Cabe ressaltar, também, que o controle de abastecimento de veículos do transporte escolar de
Primavera é inadequado, posto que os registros não identificam o veículo abastecido e tampouco
informam a quilometragem registrada no hodômetro, de maneira que não é possível se garantir
que o veículo abastecido estava sendo utilizado no transporte de alunos da rede pública municipal.




Manifestação da Unidade Examinada:
Por meio do Ofício Nº 069/2011 - GAB, de 06/10/2011, a Prefeitura Municipal de Primavera/PA
apresentou a seguinte manifestação:
"No que se refere ao consumo de 2011 vale ressaltar que nós atendemos uma frota de 07 (sete)
ônibus, sendo 02 próprios e 05 (cinco) locados e mais 03 (três) Kombi locadas. Sendo que 05
desses ônibus fazem o percurso em dois horários (manhã e noite), e o percurso feito são só de
estradas vicinais de difícil acesso e também tivemos um inverno pesado fazendo com que os
veículos usassem sempre marcha de força ocasionando maior consumo.
Quanto à falta de adequado controle de abastecimento de veículo do transporte escolar, estamos
tomando providências para que seja realizada que o controle se dê de forma eficaz e eficiente."

Análise do Controle Interno:
A manifestação da Prefeitura de Primavera/PA não elide a constatação, conforme fatos a seguir
comentados:
a) Em primeiro lugar, a Prefeitura informa que possui uma frota de 7 (sete) ônibus, sendo 2 (dois)
próprios e 5 (cinco) locados, fato que foi confirmado em campo pela equipe de fiscalização. Cabe
ressaltar que o abastecimento dos citados veículos é de responsabilidade da Prefeitura Municipal,
tanto os veículos próprios quanto os veículos locados. Acontece que a manutenção de 2 (dois)
ônibus não é custeada com recursos do FUNDEB, haja vista que estes veículos são custeados
pelo Governo do Estado, mediante convênio deste com a Prefeitura de Primavera/PA, conforme
informado pela própria durante os trabalhos de campo, por intermédio do Ofício nº 052/2011-
SEMAD, de 29/08/2011, e ratificado pelo Secretário de Administração desse município por meio
de e-mail encaminhado ao Coordenador da Equipe de Fiscalização na data de 19/10/2011. Dessa
maneira, os referidos veículos não foram considerados na comparação do consumo de
combustível com as aquisições de óleo diesel para a frota custeada com recursos do FUNDEB.
b) A Prefeitura informa que "5 (cinco) desses ônibus fazem o percurso em dois horários (manhã e
noite), e o percurso feito são só de estradas vicinais de difícil acesso, e também tivemos um
inverno pesado fazendo com que os veículos usassem sempre marcha de força ocasionando maior
consumo". Estes fatores foram considerados na análise efetuada pela equipe. As informações
sobre as escolas atendidas, distâncias percorridas, turnos e horários de utilização dos veículos
estão contidas nas informações disponibilizadas por meio dos Ofícios nº 052/2011 - SEMAD e nº
44
126/2011 - SEMED. Dessa maneira, os dois horários (manhã e noite) foram considerados no
estudo do consumo dos veículos da frota de transporte escolar mantido com recursos do FUNDEB
e do PNATE. No que diz respeito às más condições das estradas vicinais e o uso de marcha de
força, esses fatores também foram levados em conta na análise do consumo de combustível. Para
o micro-ônibus IVECO CITY CLASS, que é semi-novo e é utilizado nas melhores rotas
existentes no município, foi adotado como parâmetro o consumo de 1 (um) litro de óleo diesel a
cada 4,5 Km, que é uma performance similar à calculada pelo Inventário Nacional do Ministério
do Meio Ambiente-MMA para veículos desse porte (até 10 Toneladas de Peso Bruto). Para os
demais veículos, que são ônibus usados bastantes rodados, se utilizou como parâmetro o consumo
de 1 (um) litro de diesel a cada 2,7 Km, consumo até inferior ao calculado no referido Inventário
do MMA para ônibus de uso rural. Neste estudo, os pesquisadores estabeleceram o consumo de 1
(um) litro de diesel a cada 3,03 Km.
c) No tocante à falta de controle adequado de abastecimento de veículo, a Prefeitura informa que
está tomando providências para que o controle seja realizado de forma mais eficaz e eficiente.
Diante dos fatos acima expostos, manteremos a constatação.


VERGONHOSO PARA O MUNICÍPIO DE PRIMAVERA ESSE POVO, QUERER SE REELEGER. É O FIM.


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